sábado, 28 de novembro de 2009

Batalha de Cinoscéfalos

A Batalha de Cinoscéfalos aconteceu na Tessália em 197 AC entre o exército do Império Romano, liderado por Titus Quinctius Flamininus e a Dinastia Antigônida da Macedónia, liderada por Filipe V da Macedónia.



Os dois exércitos se encontraram perto de Pherae. As tropas de Filipe estavam confusas e desorientadas e terminaram chegando nas colinas Cinoscéfalos. Ficaram cercados pelos exércitos de Roma, sofreram várias baixas e fugiram. Após uma pequena perseguição, Flamininus deixou Filipe escapar.

A derrota do exército da Macedónia marca a passagem do poder imperial dos sucessores de Alexandre, o Grande para Roma. Junto com a Batalha de Pidna, a derrota mostrou que o exército macedónico não era mais indestrutível. A paz que se seguiu permitiu que Filipe mantivesse seu reino intacto como um estado-tampão entre a Grécia e a Ilíria. Flaminus também proclamou que os estados gregos sob jugo macedónico estavam, a partir daquele momento, livres. Filipe também teve de pagar 1.000 talentos para Roma, bem como desmontar sua Marinha e a maior parte de seu exército.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: