segunda-feira, 1 de março de 2010

Cerco de Gamla

O cerco de Gamla aconteceu em 67 dC na fortificada Gamla entre o exército romano sob o comando de Vespasiano e os rebeldes Judeus comandados por Flávio Josefo.


Ruínas da cidade de Gamla.

Flávio Josefo dá uma descrição topográfica muito detalhada da cidade e descreve o cerco romano sob o comando de Vespasiano, que levou à sua conquista em 67 dC, pela X Legion Fretensis.

Os romanos tentaram tomar a cidade por meio de uma rampa de cerco, mas foram repelidos pelos defensores, apenas na segunda tentativa que eles conseguiram penetrar nas fortificações e conquistar a cidade.

Segundo Josefo, cerca de 4.000 habitantes, foram abatidos, enquanto outros 5.000, tentavam escapar pela encosta íngreme do norte, ou foram pisoteados até a morte ou cairam, talvez, atiraram-se, até uma ravina (Josephus, A guerra dos Judeus IV, 1-83 ). Não há razão para acreditar que Josefo exagerou nos números. A noção de que esses moradores cometeram suicídio em massa tem sido questionada, pois a conta aparece para forçar uma analogia com a história do fim do cerco de Massada, também relatado por Josefo. A palavra grega usada por Josephus implica um vôo, apressado desajeitado. O suicídio é proibido na maioria das circunstâncias pela lei judaica.

O Museu Arqueológico de Golã exibe artefatos de Gamla, incluindo pontas de flechas, pedras Ballista, lamparinas de barro, e as moedas cunhadas na cidade durante o cerco. Um modelo em escala e filmes são usados para descrever a conquista e destruição da cidade, por Vespasiano.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: