A província romana da Gália Belga (Gallia Belgica em latim) localizava-se no território que corresponde atualmente ao sul dos Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, nordeste da França e oeste da Alemanha, além de parte da Suíça.
A população original da província constituía-se de uma mistura de tribos celtas e germânicas, freqüentemente chamados de belgae.
Após a reestruturação administrativa da Gália no século I, o norte da Gália Belga passou a chamar-se Germânia Inferior e o leste, Germânia Superior; a divisa meridional da Gália Belga avançou na direção sul e incluiu a cidade de Reims.
A área corresponde, grosso modo, ao atual grupo Benelux - os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo, além da Flandres francesa e de parte da Renânia.
A capital da província era Durocortorum (Reims). Outras cidades de importância eram Augusta Treverorum (Trier), Augusta Suessionum (Soissons) e Divodurum (Metz).
Após as reformas de Diocleciano, a Gália Belga foi dividida em Bélgica I e II e incluída, juntamente com as províncias Lugdunense, Germânia Superior, Germânia Inferior, Sequana, Alpes Graiae e Alpes Poeninae, na diocese das Gálias (Galliae).
Fonte: Wikipédia
Leia também!
► A Gália ocupada pelos romanos
► O Comércio no Império Romano
Nenhum comentário:
Postar um comentário