segunda-feira, 3 de março de 2008

Batalha de Abrito

A Batalha de Abrito (Junho de 251 d.C.) foi travada na Antigüidade, perto da localidade de Abrito ou Fórum dos Terebrônios (atual Razgrad, na Bulgária), entre os exércitos do imperador romano Décio e do rei godo Cniva.

Logo no início da batalha, o filho de Décio, Herênio Etrusco, foi morto por uma flechada à vista do consternado pai, que ainda assim teve presença de espírito para exortar as tropas dizendo que “a morte de um soldado não é uma grande perda para a república”, de acordo com o historiador Jordanes.

Os godos estavam divididos em três divisões. As duas primeiras foram destruídas pelas legiões romanas, que tomadas de excesso de confiança com este sucesso inicial, fizeram uma investida temerária contra a divisão remanescente, protegida por trás de um terreno pantanoso. O que ocorreu a seguir foi uma reversão completa da situação, pois os legionários acabaram atolados na lama, e os godos aproveitaram para realizar um massacre, infligindo uma derrota desastrosa aos romanos. Décio também pereceu e se tornou o primeiro imperador romano a morrer em combate.

Somente as tropas comandadas por Treboniano Galo, lugar-tenente de Décio, conseguiram escapar ilesas e sem terem tomado parte na luta, o que deu margem a suspeitas de traição, por parte de alguns historiadores antigos – suspeitas alimentadas pelo fato de o próprio Treboniano ter sido logo a seguir proclamado imperador por seus soldados.


VOLTAR

Nenhum comentário: