segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Licônia

Licaônia ou Licônia ou Licónia foi uma província romana, uma região da Ásia Menor em que se falava o idioma local - o licaônico. De acordo com (Atos 14:6-11), Derbe e Listra, eram cidades da Licaônia.

As fronteiras da Licaônia variaram consideravelmente no decorrer da sua história e não há certeza delas. Basicamente, no período em que a Licaônia figura no registro bíblico, ela ficava na parte meridional da província romana da Galácia, e era limitada pela Pisídia e pela Frígia ao Oeste, pela Capadócia ao Leste, e pela Cilícia ao Sul. Esta região consiste numa planície sem árvores, com pouca água. Antigamente, porém, era razoavelmente produtiva e oferecia suficientes pastos para um grande número de ovelhas.

O cristianismo na província

Segundo o texto bíblico, o apóstolo Paulo visitou Derbe e Listra (Licaônia), durante a sua primeira e a sua segunda viagem missionária, anunciando o Evangelho e organizando comunidades cristãs. Talvez parasse ali também na terceira jornada missionária ao viajar "de lugar em lugar através do país da Galácia" (Atos 14:6, 20, 21; 16:1; 18:23).

De acordo com o capítulo 14 de Atos, após ter escapado da perseguição em Icônio, Paulo e Barnabé entraram em Listra para evangelizar e, numa ocasião, teriam curado um paralítico de nascença. Por causa deste feito, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários fossem a encarnação dos deuses pagãos Júpiter e Mercúrio, tendo o apóstolo impedido, com muita dificuldade, que as multidões lhes oferecessem sacrifícios de adoração.

Depois disso, alguns judeus incrédulos de Antioquia e de Icônio teriam vindo a Listra a fim de incitar a multidão para que apedrejasse Paulo, o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para Derbe.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: