segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ponto

Ponto, em latim Pontus, foi uma província romana situada no distrito do Norte da Ásia Menor, ao longo do Mar Euxino ou Mar Negro).

Anterior ao século I d.C., este nome era aplicado àquela parte do Norte da Ásia Menor às margens do Ponto Euxino, como tal mar às vezes era chamado. A região geográfica do Ponto ia desde o curso inferior do Rio Hális, ao Oeste (perto da Bitínia), em direção ao Leste, ao longo da costa, até o limite sudeste do mar. Ao longo da fértil linha costeira, o clima é quente no verão e moderado no inverno. O interior forma o canto noroeste do planalto central, interrompido por muitos vales fluviais, onde se cultivavam cereais. As encostas dos montes eram cobertas de florestas, e produziam madeira para a fabricação de navios.

História

Ao longo da costa, sentia-se a influência das colônias gregas, mas o povo do interior tinha vínculos íntimos com a Armênia, ao Este. Depois de ter estado sob influência persa por algum tempo, o Reino do Ponto foi estabelecido no século IV a.C.. Houve uma sucessão de reis chamados de Mitrídates, e desenvolveram-se fortes ligações com o Império Romano. Contudo, Mitridates VI Eupátor desafiou o poder romano e expandiu grandemente seu reino. Depois duma série de guerras, os romanos sob comando do General Pompeu derrotaram-no por volta de 66 a.C.. Grande parte do território do ex-Reino do Ponto foi então unida à Bitínia, ao Oeste, numa província combinada chamada de Bitínia e Ponto. Mas a parte oriental foi acrescentada à província da Galácia (ou Ponto Gálata). Mais tarde, parte dessa região oriental foi dada a Polêmon, cerca de 36 a.C., para formar parte do Reino de Polêmon. Assim, no século I d.C., o termo "Ponto" se referia, quer à inteira área geográfica ao longo da costa, quer àquela parte que se encontrava na combinada província de Bitínia e Ponto, ou até mesmo à secção oriental que se tornara parte da Galácia e do Reino de Polêmon.

Cristianismo na Província

A província do Ponto é citada em diversos escritos cristãos. Filo, escritor judeu do século I d.C., disse que os judeus se haviam espalhado a toda parte do Ponto. A Bíblia relata que judeus da província do Ponto estavam presentes em Jerusalém na festa do Pentecostes (Atos 2:9) e, cerca de 30 anos depois, o apóstolo Pedro dirigiu a sua 1.ª epístola canônica (cerca de 62-64 d.C.) aos "residentes temporários espalhados por Ponto", e outras partes da Ásia Menor (I Pedro 1:1). Em Atos, Lucas narra que um judeu de nome Áquila, natural do Ponto, teria viajado para Roma, e daí veio estabelecer-se na cidade grega de Corinto, onde conheceu pessoalmente o apóstolo Paulo. (Atos 18:1, 2)

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: