domingo, 15 de novembro de 2009

Batalha de Betar

Quando os judeus rebelaram-se contra o governo romano, acreditavam que seu líder, Shimon bar Kochba (Koziva), cumpriria suas ânsias messiânicas. Mas suas esperanças foram cruelmente destruídas em Tish'á Beav de 135 EC, quando os rebeldes judeus foram brutalmente esquartejados na batalha final em Betar. Aqui está a história completa:



Betar estava destruída. Pois eles [os habitantes de Betar] tinham um costume: quando nascia um menino, plantavam um cedro, e quando nascia uma menina uma acácia, as árvores eram cortadas e a madeira utilizada para fazer a canópia nupcial.

Um dia a filha de César estava passando e o raio da roda de sua carruagem quebrou. Seus servos cortaram um cedro e colocaram-no para arrumar a carruagem. Os habitantes de Betar os atacaram, e os servos foram falar com César. "Os judeus estão se rebelando contra o imperador." Os romanos os atacaram [e destruíram a cidade].

Os soldados de Bar Kochba

Rabi Yochanan ensinou: Havia oitenta mil soldados romanos que sitiaram Betar. [A cidade foi defendida por] Bar Koziva, que tinha duzentos mil soldados com um dedo cortado [para o teste de admissão no exército de Bar Koziva era exigido cortar fora o próprio dedo como prova de bravura].

Os Sábios perguntaram-lhe: "Por quanto tempo você continuará a fazer aleijados em Israel?" Ele replicou: "De que outra forma eu poderia testá-los?" Eles responderam: "Qualquer um que seja incapaz de arrancar um cedro do Líbano pela raiz enquanto cavalga seu cavalo não deveria fazer parte de suas tropas."

Ele [Bar Koziva] tinha duzentos mil como este [capazes de arrancar um cedro] e duzentos mil como aquele outro [que tinham cortado seus próprios dedos]. Adriano enviou exércitos contra eles, mas eles saíram de Betar e aniquilaram as tropas de Adriano.

Certa vez, quando as forças de Bar Koziva estavam saindo para a batalha, um homem idoso aproximou-se e disse: "Que seu D'us lhes dê ajuda." Eles falaram erradamente, e replicaram: "Que Ele não nos ajude nem nos atrapalhe! (Tehilin - Salmos 60:12): Mas Tu nos rejeitaste, ó Eterno, e não marchas com nosso exército!"

Qual foi um exemplo da grande força de Bar Koziva? Ele conseguia bloquear as pedras da catapulta com o joelho e arremessá-las de volta, matando muitos soldados.

Quando Rabi Akiva o viu, declarou: "Uma estrela surgiu de Yaacov (Bamidbar 24:17) - Bar Koziva descende de Yaacov, ele é o Mashiach!" Rabi Yochanan ben Tursa disse-lhe: "Akiva! A grama crescerá em suas faces e o filho de David ainda não terá chegado [i.e., Bar Koziva não é o Mashiach]!"

O justo Elazar

Por três anos e meio Adriano César sitiou Betar. Rabi Elazar Hamodaí estava lá, e vestiu estopa e jejuou, rezando: "Mestre do Universo! Não Te sentes em julgamento hoje."

Adriano decidiu retornar [i.e., terminar seu mal-sucedido cerco a Betar], quando um Cutita [arquiinimigo dos judeus] veio e disse: "Mestre! Enquanto este galo [Rabi Elazar Hamodaí que rezava repetidamente] sentar-se aqui em cinzas, o senhor será incapaz de conquistá-la. Espere por mim e farei com que a capture hoje."

Ele [o Cutita] foi até Betar pelo portão principal, e encontrou Rabi Elazar, que estava ocupado rezando. Fingiu que estava sussurrando em seu ouvido. As pessoas contaram isso a Bar Koziva, dizendo-lhe: "Seu tio, Rabi Elazar, procura entregar o país nas mãos de Adriano."

Bar Koziva enviou uma mensagem para trazer o Cutita à sua frente. "O que disse a Rabi Elazar e o que ele respondeu?"

O Cutita replicou: "Se eu lhe disser, o rei [Adriano] me matará, e se não disser, então você me matará. Prefiro ser morto que revelar os segredos do rei."

Bar Koziva presumiu que Rabi Elazar procurava entregar o país [nas mãos de Adriano]. Enviou mensageiros para que levassem Rabi Elazar até ele, e perguntou-lhe: "O que lhe disse o Cutita?"

Rabi Elazar respondeu: "Não sei o que ele cochichou, pois eu estava no meio de minhas preces e nada escutei."

"E o que respondeu a ele?"

"Não falei nada."

Bar Koziva ficou furioso e chutou-o, causando-lhe a morte. Ouviu-se então uma voz vinda do Céu, dizendo: "Infortúnio para o pastor do ídolo, que abandonou o rebanho, uma espada em seu antebraço e em seu olho direito (Zecharyá 11:17). Você quebrou o antebraço de Israel e cegou seu olho direito. Portanto, o antebraço daquele homem [Bar Koziva], definhará e seu olho direito será golpeado." Assim, os próprios pecados dos judeus fizeram que Betar fosse capturada e Bar Koziva fosse condenado à morte.

A batalha final

Sua cabeça foi levada a Adriano, que perguntou: "Quem o matou?" Um Cutita adiantou-se e disse: "Fui eu." Adriano disse-lhe: "Vá e traga o corpo dele." Ele foi e o trouxe, e encontraram uma serpente enrolada em seu pescoço. Adriano declarou: "Se D'us não o tivesse matado, quem teria sido capaz de fazê-lo?"

Oitenta mil romanos invadiram Betar, e assassinaram os homens, mulheres e crianças, até correr sangue das soleiras e valetas. Os cavalos estavam mergulhados até as narinas, e os rios de sangue deslocaram rochas com peso de quarenta seá e correram até o mar, onde sua mancha podia ser vista por uma distância de quatro mil.

Adriano tinha um enorme vinhedo, dezoito mil [aproximadamente 18 km] por dezoito mil - a distância entre Tiberíades e Tsipori, e ele o cercou com um muro feito com os corpos daqueles mortos em Betar. Ordenou também que não fossem sepultados. Os Sábios ensinaram: que por sete anos os não-judeus cultivaram suas vinhas sem precisar de fertilizantes, por causa do sangue de Israel.

Nenhum comentário: