quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mauritânia

Na Antigüidade, dava-se o nome de Mauritânia a um reino berbere independente no litoral mediterrâneo da África do Norte, no território correspondente ao que é hoje o oeste da Argélia e o norte do Marrocos. Seu nome advém da tribo dos mauros ou mouros, antigos habitantes berberes da região (que deram nome também aos árabes-berberes que invadiram a península Ibérica - os mouros). Os primeiros registros históricos da área têm relação com assentamentos fenícios e cartagineses como Lixos, Volubilis, Mogador e Chellah.

O antigo Reino da Mauritânia não corresponde ao território da atual República Islâmica da Mauritânia, na costa do oceano Atlântico ao sul do Saara Ocidental.

Mauritânia romana


Rei Juba II da Numídia e da Mauritânia.


Após a derrota de Cartago para o exército romano, a Mauritânia tornou-se um Estado cliente de Roma, governado por Juba II da Numídia, a quem os romanos entregaram o reino mauro. Quando Juba faleceu em 23, seu filho Ptolomeu sucedeu-o, mas foi morto por Calígula em 40. Cláudio anexou a Mauritânia diretamente e fez dela uma província romana, em 44, sob o comando de um governador imperial.


A província da Mauritânia Tingitana.


A província da Mauritânia Cesariense.


No século I, Cláudio dividiu a província em duas, Mauritânia Cesariense e Mauritânia Tingitana, separadas pelo rio Mucha, cerca de 60 km a oeste da moderna Orã. A Mauritânia Tingitana recebeu o nome da cidade de Tinge, atual Tânger, e correspondia ao território do que são hoje as possessões africanas da Espanha e o norte do Marrocos; já a Mauritânia Cesariense abrangia o oeste e o centro da atual Argélia até a Cabília.

Um mauro atingiu a dignidade de imperador romano, Macrino, que tomou o poder após o assassinato de Caracala em 217, mas que terminou derrotado e executado por Heliogábalo no ano seguinte.

Com a reforma administrativa de Diocleciano, em 293, a região foi novamente dividida, com o desmembramento da porção oriental da Mauritânia Cesariense para formar a Sitifense.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: