quinta-feira, 22 de julho de 2010

Gordiano III

Marcus Antonius Gordianus Pio (20 de janeiro, 225 - 11 de fevereiro, 244), conhecido em Inglês como Gordiano III, foi imperador romano de 238 a 244.




Gordiano era filho de Antonia Gordiana e seu pai era um anônimo senador romano que morreu antes de 238. Antonia Gordiana era filha do imperador Gordiano I e irmã mais nova do imperador Gordiano II. Muito pouco sabemos sobre sua infância antes de tornar-se imperador romano. Gordiano tinha assumido o nome de seu avô materno em 238.

Ascensão ao poder

Na sequência do assassinato do imperador Alexandre Severo em Moguntiacum (moderna Mainz ), capital da província romana da Germânia Inferior, Maximino Trácio foi aclamado imperador, apesar da forte oposição do senado romano e da maioria da população.

Em resposta no que foi considerado em Roma uma rebelião, seu avô e tio Gordiano I e Gordiano II foram proclamados co-Imperadores em Thysdrus na Província da África.

Sua revolta foi reprimida dentro de um mês por Cappellianus, governador da Numídia e apoiador leal de Maximino Trácio. Seu avô e tio foram derrotados e morreram e Capelliano entrou triunfalmente em Cartago. Os Gordianos mais velhos estavam mortos, mas a opinião pública salvou sua memória como grandes homens defensores da paz, amantes da literatura e vítimas da opressão de Maximino.

Entretanto, Maximino estava à beira da marchar sobre Roma e o Senado elegeu Pupieno e Balbino como imperadores. Estes senadores não eram homens populares e Roma ficou chocada pelo fato de Gordiano I eleger seu neto como imperador ao lado de Pupieno e Balbino e elevá-lo ao título de César.

Pupieno e Balbino derrotaram Maximino, principalmente devido à deserção de várias legiões, nomeadamente a Parthica II que assassinou Maximino. Mas seu reinado conjunto foi condenado desde o início com revoltas populares, o descontentamento militar e até mesmo um enorme incêndio que consumiu Roma em Junho de 238.

Tornou-se César e pouco depois Imperador quando tinha ainda treze anos de idade, em julho do ano de 238. Tal sucedeu na sequência da morte de Maximino Trácio e do assassínio de dois outros imperadores, posteriormente, Balbino e Pupieno, todos sucumbindo às mãos da Guarda Pretoriana, muito ativa naquele fatídico ano de 238, um dos mais sangrentos e turbulentos da história de Roma.

Governo

Devido à idade de Gordiano, o governo imperial foi entregue para as famílias aristocráticas, que controlavam os negócios de Roma, através do senado.

Com Gordiano III, apesar de jovem, conheceu-se alguma estabilidade imperial e um período de relativo êxito, nomeadamente nos três primeiros anos (238-241), em que o imperador e seus conselheiros continuaram essencialmente a política de Gordiano I.


Moeda emitida para comemorar o casamento de Gordiano III.

Mas 241 acabaria por ser um ano de mudança. Gordiano III nomeou para Prefeito do Pretório Caio Fúrio Timesiteo, um reputado administrador público romano, especialista em finanças, e um militar bem sucedido e eficiente, ainda que com alguma ambição à mistura. Ainda nesse ano, Gordiano casou-se com Sabina Furia Tranquillina, filha deste alto funcionário romano e seu aliado.

Como chefe da guarda pretoriana e sogro do imperador, Timesitheus rapidamente se tornou o governante de fato do império romano.

No terceiro século, as fronteiras Romanas enfraqueceram-se devido aos ataques das tribos germânicas através do Reno e Danúbio e do reino sassânida através do Eufrates. Em 242, os persas sob Sapor I invadiram a Mesopotâmia, o jovem imperador enviou um grande exército para o Oriente. Gordiano III e Timesiteo a empreenderem uma grande campanha militar de Roma contra os Persas, que acabou por ser bem sucedida, esmaltada por retumbantes vitórias. Os sassânidas foram derrotados na Batalha de Resaena em 243 e conduzidos de volta ao longo do Eufrates. Gordiano, apoiado em Timesiteo, reforçou as fronteiras africanas do Império, recuperou a Síria, reconquistou Carre (localidade na atual Síria) e conseguiu mesmo reocupar toda a Mesopotâmia.

A campanha foi um sucesso e Gordiano, que se juntou ao exército, estava planejando uma invasão ao território do inimigo, quando o seu sogro, morreu em circunstâncias pouco claras. Sem Timesitheus, a campanha, e segurança do imperador, estavam em risco.

Marcus Julius Philippus, também conhecido como Filipe, o Árabe, interveio neste momento como o novo prefeito do pretório e a luta prosseguiu. Filipe, figura ambiciosa e sedenta de poder, principalmente o imperial. Gordiano, fragilizado pela morte do seu aliado pretoriano, não mais conheceu a tranquilidade imperial dos primeiros anos.

Morte

Gordiano III acabou por ser assassinado, em 244, com apenas 20 anos de idade. No início de 244, os persas contra-atacaram. Fontes persas alegam que em uma batalha travada (Batalha de Misiche) perto da moderna Fallujah (Iraque), resultou em uma grande derrota romana e na morte de Gordiano III. Fontes romanas não mencionam esta batalha e sugerem que Gordiano III morreu longe dali no rio Eufrates. Apesar das fontes antigas, muitas vezes descreverm Filipe, o Árabe, que o sucedeu como tendo assassinado Gordiano III em Zaitha (Qalat Salihiyah es), a causa da morte de Gordiano III é desconhecido.


Busto de Gordiano III, entre 242 e 244.

Apesar da oposição do novo imperador, Gordiano III foi divinizado pelo Senado após a sua morte, a fim de acalmar a população e evitar tumultos.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: