domingo, 15 de novembro de 2009

Germânia Inferior

Integrante do Império Romano, a Germânia Inferior (Germania Inferior em latim) era uma província romana localizada na margem esquerda do rio Reno, no que são hoje a parte sul dos Países Baixos e a porção ocidental da Alemanha. Os principais centros urbanos da província eram Bona (hoje Bonn), Castra Vetera (Xanten), Trajectum ad Rhenum (Utrecht) e Colonia Agrippinensis (Colônia), esta a capital da província.



O exército da Germânia Inferior, conhecido a partir de inscrições simplesmente como EX.GER.INF. (Exercitus Germania Inferior), dispunha de várias legiões, das quais a Legio I Minervia e a Legio XXX Ulpia Victrix eram as mais permanentes. A Classis Germanica, da marinha romana, encarregada de patrulhar o Reno e a costa do Mar do Norte, era baseada em Castra Vetera e, mais tarde, em Colonia Agrippensis.

Os primeiros confrontos entre o exército romano e os povos da Germânia Inferior ocorreram durante as Guerras Gálicas de Júlio César. César invadiu a região em 57 a.C. e nos três anos seguintes aniquilou várias tribos germânicas, inclusive os eburões e os menápios.

A povoação romana da Germânia Inferior data de aproximadamente o ano 50 a.C. De início parte da Gália Belga (Gallia Belgica em latim), tornou-se uma província em 90 d.C., passando a ser, mais adiante, uma província imperial. Estava localizada ao norte da Germânia Superior (Germania Superior em latim), com a qual formava a Germânia (Germania). O termo "inferior" deve-se à sua posição a jusante no rio.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► A »Cortina de Ferro« da Antiguidade

► O Comércio no Império Romano

► A conversão religiosa dos germanos

Nenhum comentário: