segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Panfília

Panfília era uma pequena província romana situada na costa Sul da Ásia Menor.

Embora o tamanho dessa província possa ter variado no decorrer dos anos, considera-se comumente que a Panfília tenha sido uma faixa ao longo da costa, de cerca de 120 km de comprimento e até 50 km de largura. Limitava com a província da Lícia, ao Oeste, com a província romana da Galácia, ao N, e com o Reino Selêucida da Síria, ao Leste. Na costa, o clima da Panfília era quente e tropical, ao passo que ia ficando mais moderado à medida que a pessoa passava à altitude maior dos Montes Tauro.

Julga-se que seus habitantes eram uma mistura duma tribo nativa com os gregos, alguns chegando mesmo a sugerir que Panfília signifique "de tribos ou raças misturadas". (Léxico Grego-Inglês de Liddell e Scott, revisado por H. Hones, Oxford, 1968, pág. 1295). Evidentemente, havia judeus ou prosélitos naquela região, pois na Festividades de Pentecostes de 33 d.C., pessoas da Panfília se achavam em Jerusalém e ficaram surpresas de ouvir os discípulos falarem em seu "próprio idioma". (Atos 2:6, 10) Foi visitada pelo apóstolo Paulo em sua primeira viagem missionária.

Diversas cidades principais ficavam na costa ou perto dali, tais como as cidades portuárias de Atália, Perge, às margens do Rio Cestro (Aksu), e Side, onde piratas da costa vendiam seus despojos e onde existia um mercado de escravos. De Pafos, no Chipre, os missionários cristãos Paulo, Barnabé e João Marcos navegaram na direção NO cruzando o mar "e chegaram a Perge, na Panfília". Não se sabe com certeza se eles desembarcaram em Atália e viajaram por terra os poucos quilômetros até Perge ou se navegaram direto para Perge; relata-se que, em tempos antigos, o Cestro era navegável pelo menos até Perge. Nesse ponto, João Marcos separou-se dos outros e retornou a Jerusalém, mas Paulo e Barnabé foram para o Norte através das montanhas até Antioquia da Pisídia, na província romana da Galácia. (Atos 13:13, 14; 15:38; 27:5) Essa rota era notória por causa dos bandidos que havia ali. (II Coríntios 11:26) Na viagem de retorno, os dois cristãos viajaram através da Panfília a Perge e pregaram ali. A seguir foram para o porto de Atália e navegaram dali até a cidade de Antioquia, na Síria. (Atos 14:24-26).

A Panfília, ao longo dos anos, foi dominada pelo Reino da Lídia, Pérsia, Macedônia e Roma. Sob os romanos, ela esteve, em diversas ocasiões, unida como província à Cilícia ao Leste, daí à Galácia e, por fim, à Lícia. (Atos 13:13; 16:6; 27:5)

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: