segunda-feira, 12 de abril de 2010

Córsega e Sardenha

As ilhas Córsega e Sardenha (em latim Corsica et Sardinia) tornaram-se província romana em 238 a.C.. Eram na época, regiões quase exclusivamente pesqueiras.

Os Fenícios terão sido os primeiros a estabelecer postos comerciais na Córsega e Sardenha. Posteriormente, sabe-se da chegada dos Gregos, onde estabelecerão também as suas colónias. Os Cartagineses, auxiliados pelos Etruscos, conquistaram aos Fenícios a colónia córsega Alalia, em 535 a.C.. Tempos depois, os Cartagineses tomariam o controlo da Sardenha.

Não obstante o facto de Roma ter estabelecido um tratado com Cartago, o seu total desrespeito pelo mesmo levou-os a anexar Córsega e Sardenha durante a Primeira Guerra Púnica. A 238 a.C., os Cartagineses reconheceram a derrota na Primeira Guerra Púnica e renderam Córsega e Sardenha, que se tornaram numa província romana, não obstante a Paz no interior das ilhas só se estabelecer quase um século depois. Este evento marcou o início do domínio romano do Mediterrâneo Ocidental, que terminaria 694 anos depois.

A 29 a.C. as ilhas formaram uma província senatorial e a 66 d.C. província imperial.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: