segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bitínia















Bitínia formava uma província romana na parte setentrional da Ásia Menor (corresponde a moderna Turquia Asiática). Estava situada no que agora é o NO da Turquia, estendendo-se para o Leste de Istambul, ao longo do litoral meridional do Mar Negro. Esta província surge várias vezes referida como Bitínia e Ponto.

O cristianismo na província

Segundo o Novo Testamento, na segunda viagem missionária, o apóstolo Paulo, na companhia de Timóteo e Silas, fez empenho de viajar para a Bitínia, mas uma revelação divina o teria mandado ir para Macedónia (Atos 16:7). Não se menciona esta região como um campo missionário durante a era apostólica.

Já havia uma comunidade cristã quando apóstolo Pedro escreveu a sua primeira epístola canónica, por volta de 62–64 d.C. (I Pedro 1:1). Plínio, o Moço, Governador de Bitínia, ao escrever ao Imperador Trajano menciona muitos cristãos na província, declarando que, no começo do século II, o cristianismo não se confinava apenas às cidades, mas se havia espalhado "também às aldeias e aos distritos rurais". (As Cartas de Plínio, X, XCVI, 9)

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► O Comércio no Império Romano

Nenhum comentário: