sábado, 27 de fevereiro de 2010

Batalha de Laugarício

A Batalha de Laugarício ocorreu no inverno de 179 D.C. próximo ao acampamento romano de inverno de Laugarício(atual Trencin, Eslováquia), entre o general romano Marcus Valerius Maximiano e o Rei dos Quados Fruzus.




Antedentes

Em 179D.C., em decorrência do ataque dos germanos em todo o norte do Danúbio, o imperador Marco Aurélio, com uma força de 6 legiões, fundou um acampamento de inverno chamado Laugarício(que mais tarde se tornou uma cidade romana).

O general Marcus Valerius Maximiano, comandante da II Legio Adiutrix, enfrentou uma enorme massa de guerreiros comandadas pelo rei Quado Fruzus.

Os Quados estavam escondidos na floresta, sem suprimentos suficientes para resistir a um cerco, Fruzus decidiu confrontar os romanos em uma batalha em campo aberto.

A batalha




Sabendo que era muito perigoso atacar a floresta pois havia o risco de serem emboscados ou cercados pelos Quados, Maximiano ordenou que suas tropas de vanguarda auxiliar iniciassem sua formação de batalha para atrair os germanos a atacarem fora de seu covil, quando estes saíram fora atacados pela artilharia romana.




Os germanos caíram na armadilha e enfrentaram os Legionários em campo aberto que foi um suicídio. As tropas romanas disciplinadas dizimaram os bárbaros, enquanto a cavalaria romana atacava a retaguarda. Os germanos acabaram sendo masacrados.

Consequências

Após a batalha os Quados deixaram de representar uma ameaça para a segurança do império. Depois de algumas batalhas outras tribos germânicas renderam-se, mas seus territórios não foram anexados ao império como planejado por Marco Aurélio como ele morreu logo após a batalha com a praga. Seu sucessor Comodo não se interessou em completar a conquista dos germanos e retornou a Roma.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Um comentário:

Blog do Alexandre disse...

Batalha essa retratada com grande fidelidade, no inicio do filme O Gladiador. No Filme o nome do general romano era Maximo, o mesmo que depois se tornou gladiador dando nome ao filme. Foi uma exelente obra de ficção situada com um pano de fundo histórico real, no final do reinado de Marco Aurelio, também mostrado no filme.