domingo, 15 de novembro de 2009

Nórica

A Nórica (Noricum, em latim) era uma província do Império Romano, lindeira ao norte com o Danúbio, a oeste com a Récia e a Vindelícia, a leste com a Panônia e ao sul com a Panônia, a Itália e a Dalmácia. Corresponde, aproximadamente, à maior parte dos atuais estados austríacos da Estíria, Caríntia, Salzburgo, Alta Áustria e Baixa Áustria, além de parte da Baviera, na Alemanha.



A população original compunha-se, ao que parece, de panônios (um povo aparentado dos ilírios), os quais, após a grande emigração dos gauleses, subordinaram-se a diversas tribos celtas, em especial os taurisci, que os romanos provavelmente chamavam norici ("nóricos"), devido a sua capital Noréia.

Em 453 a província recebe assentamento dos germanos rugios, que estabelecem um reino em terras romanas. Este reino mescla populações romanas e rugias. Em 488, após o fim do Império Romano do Ocidente, Odoacro, rei da Itália, invade e derrota o reino Rugio. Com a região devastada pela guerra, Odoacro transfere a população romana para a Itália, enquanto os rugios se movem para leste. Abandonada, Noricum recebe os germanos Hérulos. Estes não conseguem estabelecer-se na região devastada. Para ocupar a área vêm os Lombardos, mais bárbaros, que logram fixar-se em terreno sem a infra-estrutura romana. Os Lombardos permanecem aí até 568, quando movem-se em invasão à Itália.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: