quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Arábia Pétrea

Arábia Pétrea (em latim: Arabia Petraea, também chamada de Provincia Arabia ou apenas Arabia) era uma província fronteiriça do Império Romano estabelecida no século II d.C.; consistia do antigo reino nabateu, na atual Jordânia, sul da Síria atual, península do Sinai e noroeste da Arábia Saudita. Sua capital era a cidade de Petra, e tinha como fronteira as províncias romanas da Síria, a norte, e da Judéia e do Egito, a oeste.




Foi anexada por Trajano, como muitas das províncias da fronteira oriental do império, porém ao contrário da Armênia, Mesopotâmia e Assíria, foi mantida pelos imperadores que se seguiram - sua fronteira desértica era conhecida como Limes Arabicus. Não teve entre seus nativos nenhum usurpador ou imperador - embora Filipe fosse árabe, era natural de Shahbā, uma cidade síria anexada à província da Arábia em algum ponto entre 193 e 225. Como província de fronteira, seu território era amplamente coberto por desertos, povoados pelos sarracenos nômades, que se estendiam até a hinterland pártia.


Império Romano no tempo de Adriano (117-138 d.C.)
mostrando, na Ásia ocidental, a província da Arábia Pétrea
(atuais Jordânia, noroeste da Arábia Saudita e Sinai).
Apenas uma legião foi aquartelada ali, em 125.

Embora estivessem sujeitos a eventuais ataques e deprivações por parte dos pártios e palmirenos, não sofria as constantes incursões de povos bárbaros enfrentadas por outras áreas fronteiriças do império, como a Germânia e o Norte da África; por outro lado, não apresentava a entranhada presença cultural que definia as províncias orientais, mais helenizadas.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► Petra, sinfonia inacabada dos nabateus

► O Comércio no Império Romano

Nenhum comentário: