segunda-feira, 12 de abril de 2010

Valente

Flávio Júlio Valente (IMP·CAESAR·FLAVIVS·IVLIVS·VALENS·AVGVSTVS, em latim) (328 - 9 de agosto de 378), imperador romano de 364 até sua morte, recebeu de seu irmão Valentiniano I a parte oriental do Império. Seu pai era o General Graciano, o Velho.


Soldo (solidus, em latim) cunhado por Valente em 376.
No reverso, Valente e seu irmão Valentiniano
sustentam o Globus cruciger, símbolo de poder.

Valente foi designado co-imperador por Valentiniano em 28 de março de 364, em Constantinopla, um mês após a ascensão deste último à dignidade imperial.

Dois meses depois, a caminho da Ilíria, os dois irmãos partilharam o Império: na qualidade de Imperador Romano do Ocidente, Valentiniano ficou com a Itália, a Ilíria, a Hispânia, a Gália, a Britânia e a África; Valente, como Imperador Romano do Oriente, recebeu a metade oriental da Península dos Bálcãs, a Grécia, o Egito, a Síria e a Ásia Menor.

Durante seu reinado, Valente enfrentou a rebelião do usurpador Procópio, empreendeu campanhas contra os godos, a oeste, e entrou em conflito com a Pérsia, a leste, por conta do controle da Armênia.

O episódio mais marcante de seu reinado foi a batalha de Adrianópolis (atualmente Edirne, na Turquia), em 9 de agosto de 378, na qual enfrentou um exército bárbaro confederado que incluía visigodos, ostrogodos, hunos e alanos. A batalha resultou desastrosa para os romanos e o próprio Valente nela pereceu. Dois-terços do exército romano do oriente foram destruídos, no que contemporâneos e historiadores consideraram o princípio do fim da integridade territorial romana.

Valente era cristão ariano e perseguiu os cristãos nicenos.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: