terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Décio

Caio Méssio Quinto Trajano Décio, em latim Gaius Messius Quintus Trajanus Decius, (201-251), imperador romano (249 - 251).




Os exercitos da fronteira estavam insatisfeitos com imperador Filipe, o Árabe. Décio era um general muito tradicional e que acreditava no culto ao Império Romano assim como em suas tradições e os exercitos da fronteira confiavam em Décio pela sua experiência militar e desconfiavam de Filipe, o Árabe porque ele estava sempre ausente das batalhas.

Tendo sido proclamado imperador pelo senado, após a morte de Filipe, o Árabe, que ocorreu em um confronto entre os exércitos romanos da fronteira que se rebelaram, proclamando Décio um imperador usurpador. Ele os liderou e contra os exercítos comandados por Felipe que estavam estacionados próximos a Roma. A Batalha foi vencida facilmente por Décio porque as tropas posicionados na fronteiras eram mais experientes e tinham melhores comandantes do que os liderados por Felipe que morreu na batalha ocorrida próximo ao norte da atual Itália.

Décio observou com uma certa desconfiança o poder crescente dos cristãos, e determinou-se a reprimi-los, construiu templos pagãos, reforçou os cultos e sacrificios do passado em todo o império. Vendo as igrejas cheias de prosélitos e os templos pagãos esvaziados, empreendeu a Oitava Perseguição Geral contra o Cristianismo. O Papa Fabiano foi um dos primeiros a sofrer o martírio. A crueldade empreendida nesta perseguição lhe deu um lugar comparável ao do imperador Nero, tendo sido sucedido por Treboniano Galo.

No ano de 251 em uma batalha proxíma a atual Bulgária ele lutou contra os Godos que haviam invadido algumas cidades do império, seu filho que o acompanhava faleceu, Décio e seu exercito continuaram a lutar e foram derrotados, o imperador morreu no campo de batalha. Foi o primeiro imperador a ser morto por um exercito bárbaro.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: