segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ásia















A província romana da Ásia (Asia em latim), foi organizada em 129 a.C., durante a República Romana, e foi uma província senatorial governada por um procônsul. Compreendia, inicialmente, as terras da Frígia, Mísia, Cária e Lídia, havendo sido posteriormente ampliada, sem que chegasse a incluir a totalidade da Ásia Menor.

A intervenção romana no conflito entre os selêucidas e os ptolomeus, a pedido destes últimos e do Reino de Pérgamo, foi a causa da anexação do que viria a ser a província da Ásia.

Os ptolomeus e Pérgamo solicitaram o auxílio romano para deter a expansão selêucida e, especificamente, a invasão da Trácia pelo Rei selêucida Antíoco III. Na Grécia, em 191 a.C., o exército romano flanqueou as forças de Antíoco nas Termópilas (da mesma maneira que os persas em 480 a.C. contra Leônidas e os espartanos), forçando-o a retirar-se para o outro lado do Helesponto. No ano seguinte, o rei Eumênio II de Pérgamo, aliado de Roma, viu-se sitiado por Antíoco e pediu ajuda aos romanos. Estes, comandados por Lúcio Cornélio Cipião e acompanhados por seu irmão, o famoso Públio Cipião Africano, derrotaram Antíoco em Magnésia. Alguns anos depois, o território da Ásia Menor foi subjugado por Roma e entregue a Pérgamo.

Em 133 a.C., o Rei Átalo III de Pérgamo legou a Roma, ao morrer, o Reino de Pérgamo, cujo território foi organizado em província romana em 129 a.C.

De 88 a 85 a.C., sob o comando de Lúcio Cornélio Sila e, novamente, de 74 a 66 a.C., sob a liderança de Pompeu, Roma bateu o rei Mitrídates VI do Ponto, numa disputa pela província da Ásia. Em conseqüência, foram incorporados ao Império Romano os territórios da Síria, Bitínia, Ponto, Cilícia, Galácia, Capadócia, Lícia e Panfília. A Armênia tornou-se um Estado vassalo.
Devido à influência cumulativa dos persas, dos gregos e agora dos romanos, a Ásia era uma das províncias mais prósperas e de maior desenvolvimento cultural do Império. A capital provincial (sede do procônsul) era a cidade de Éfeso. Outras cidades de importância eram Pérgamo, Esmirna, Sardes e Mileto. Com a mudança da capital do Império para Bizâncio em 326 d.C., a Ásia ganhou ainda mais relevo, devido à sua posição central.

As reformas de Diocleciano no século III repartiram a Ásia em províncias menores: Frígia, Pisídia, Lícia, Lídia e Cária.

A região correspondente à província romana da Ásia foi parte integrante do Império Bizantino até o século XV.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► O Comércio no Império Romano

Nenhum comentário: