sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Síria

A Síria (Syria, em latim) tornou-se província do Império Romano quando o então procônsul Pompeu anexou o seu território, em 64 a.C.. Era uma província imperial que abrangia grande parte do antigo território do Império Selêucida da Síria. A partir de 6 d.C., o governador da Síria dispunha também de jurisdição parcial sobre a Judéia. A capital da província e a terceira maior cidade do Império Romano era Antióquia, junto ao rio Orontes. Permaneceu sob o jugo romano e, posteriormente, bizantino por sete séculos, até cair para os exércitos muçulmanos no ano de 637.




O exército da província contava com três legiões do exército romano, defendo a fronteira com a Pártia. No século I, foi o exército da Síria que permitiu o golpe de estado de Vespasiano. A província teve importância estratégica crucial durante a crise do terceiro século.


Mosaico romano de Antióquia (detalhe), Museu do Louvre.


A partir da metade do século II passaram pelo senado romano diversos sírios notáveis, incluindo Cláudio Pompeiano e Avídio Cássio. No século III, alguns sírios até mesmo alcançaram o cargo de imperador, com a dinastia dos Severos.

Em 193, a província foi dividida em Syria Coele e Syria Phoenice. No século IV, sob o imperador Teodósio I, a Syria Coele foi subdividida em Syria, Syria Salutaris e Syria Euphratensis), enquanto a Syria Phoenice foi dividida entre Phoenice e Phoenicia Libanesia.

A região permaneceu uma província de destaque dentro do império bizantino até o século VI, embora constantemente assolada pelas incursões sassânidas.
Em 637, Antióquia foi conquistada pelo exército do califado de Rashidun.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► O Comércio no Império Romano

Nenhum comentário: