segunda-feira, 12 de abril de 2010

Valentiniano III

Valentiniano III (em latim Flavius Placidus Valentinianus) (Ravena, 419 - perto de Roma, 455), imperador romano do Ocidente, reinou entre 425 e 455), já na fase da decadência do Império.


Uma moeda em comemoração ao casamento
de Valentiniano III e Licinia Eudoxia
em 29 de Outubro de 437.

Permaneceu na dependência de Teodósio II, imperador do Oriente. No seu reinado, os Vândalos instalaram-se no Império, tal como os Hunos, e pouco de relevante fez este imperador, apesar de ter estado muitos anos no trono imperial.

Ascensão ao trono

Valentiniano deve o seu trono ao primo Teodósio II. Ascendeu ao trono imperial em 23 de Outubro de 425, quando tinha apenas seis anos. Inicialmente, sua mãe, Gala Placídia, exerceu as funções de regente, mas a partir de 433 o poder passou para as mãos do comandante-em-chefe Aécio.

As invasões bárbaras

Apesar da intervenção de dois exércitos do Império Romano do Oriente, Valentiniano foi obrigado a permitir aos Vândalos que se estabelecessem na África, em 442. Em 449, a traição de sua irmã Honória fez com que Átila e os seus Hunos invadissem o império do Ocidente. Ainda que Aécio, verdadeiro dirigente imperial, tenha conseguido uma importante vitória nas imediações de Troyes, na Gália, em 452 os invasores puderam entrar na Itália.

Assassinato e vingança

Destes acontecimentos catastróficos aproveitaram-se os adversários de Aécio, que persuadiram Valentiniano III a desembaraçar-se dele. Aécio acabou pois assassinado por ordem do próprio imperador, em 454. Mas pouco depois, em 16 de Março de 455, subitamente, dois soldados do corpo da guarda à ordens de Aécio vingaram-se de Valentiniano III, assassinando-o.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: