sábado, 8 de março de 2008

Aríete





















Um aríete é uma antiga máquina de guerra constituída por um forte tronco de freixo ou árvore de madeira resistente, com uma testa de ferro ou de bronze a que se dava em geral a forma da cabeça de carneiro.
Os aríetes eram utilizados para romper portas e muralhas de castelos ou fortalezas.
Foram largamente utilizados nas Idades Antiga e Média. Existiam diversas formas de aríetes, dependendo do local e povo que o construía. Pode-se dizer que eles foram os precursores dos tanques de guerra.



Aríete portátil

Quando era importante tomar um povoado inimigo com rapidez, um recurso simples era cortar uma árvore robusta, podar o tronco, acoplar algumas alças e usar a árvore para destruir um portão ou uma parte da muralha.
Embora fosse muito perigoso segurar o aríete, essa arma podia ser colocada em ação algumas horas depois da chegada às muralhas da cidade. O aríete portátil era particularmente eficiente em ataques surpresa e contra fortificações mais frágeis. Esse aríete era bastante usado por exércitos de ataque e por aqueles que não podiam permanecer muito tempo fora de uma cidade em um cerco prolongado.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: