sábado, 28 de novembro de 2009

Fortificação romana de 1900 anos é descoberta na Romênia

Um castro romano construído há mais de 1900 anos foi descoberto por acaso na localidade de Chitid, no oeste da Romênia, perto das ruínas de Sarmizegetusa Regia, capital da antiga Dácia, segundo a agência local "Rompres".

A fortificação, que tem a forma clássica retangular, mede 350 metros de comprimento e 80 metros de largura e tem todas as características de uma edificação romana, afirmou o arqueólogo Mihai Castaian, do Museu da Civilização Dácia e Romana de Deva.

"O assentamento representa um ''castrum aestivum'', um castro de verão que foi edificado entre 101 e 102 d.C., durante a primeira guerra entre os dácios e os romanos", ressaltou Castaian.

O arqueólogo acrescentou que estas construções eram levantadas ao longo do percurso feito pelas tropas romanas, em função de seus alvos militares.

A posição do castro de Chitid é estratégica, já que oferece um panorama sobre todas as Montanhas de Orastie, segundo Castaian.

A Dácia foi conquistada pelo imperador Trajano após duas expedições militares nos anos 101-102 e 105-106 eternizadas em cenas detalhadas sobre a coluna que leva seu nome em Roma.

:: Terra

Nenhum comentário: