quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bath: a cidade romana construída na Inglaterra

A cidade de Bath na Inglaterra é famosa por suas termas romanas, construídas entre os anos 60 e 70 D.C. durante a invasão romana à ilha britânica




É costume dizer que a cidade foi criada pelos romanos que ali, teriam descoberto uma água com propriedades milagrosas (curativas). Ainda hoje esta água proveniente das nascentes é considerada eficaz para muitos males.

O primeiro santuário de águas termais erguido neste lugar foi construído pelos celtas, que o dedicaram à deusa Sulis, cuja equivalente romana seria Minerva. Entretanto, o nome de Sulis continuou sendo usado após a conquista romana da Britânia, informação provada devido ao nome do povoado de Aquae Sulis (literalmente, "as águas de Sulis"). O templo romano foi construído entre os 60 e 70 d.C. e o complexo termal durante os seguintes 300 anos. Durante a ocupação romana da ilha, sob o reinado do imperador Cláudio, este ordenou a seus engenheiros que trouxessem montes de carvalho, para proporcionar ao complexo uma base sólida e que durante a primavera rodeassem o edifício com pedras forradas de chumbo. Durante esta época, o complexo foi dividido em três edifícios independentes o caldarium (banho quente), o tepidarium (banho morno), e o frigidarium (banho frio).

Após a saída dos romanos da ilha, durante o século V, a vida urbana desapareceu do país, mas apesar de terem sido abandonadas as termas romanas de Bath há evidencias de que continuaram a ser usadas esporadicamente.




As termas propriamente ditas se situam abaixo do nível da rua e os edifícios construídos na origem de seu descobrimento são divididos em quatro grupos, entre os quais estão: o "Manancial Sagrado", o "Templo Romano", as próprias "Termas romanas" e a "Casa Museu". Estas estruturas, que situam ao nível da rua, datam do século XIX.




Todos os dias mais de 1 milhão de litros de água sobem a superfície a uma temperatura de 46ºC. O complexo conta ainda com um museu que exibe objetos da época do império romano além de centenas de moedas antigas que estampam rostos de imperadores romanos.

As termas são uma grande atração turística e chegam a receber um milhão de visitantes por ano. Embora não tenham acesso à água todas as construções podem ser vistas com o auxílio de um guia em áudio em vários idiomas.

.:: Spin Travel / Wikipédia

Um comentário:

ana lagoa disse...

Vc não tem uma imagem do alto relevo de Minerva nas termas, cercada de guerreiros? Essa imagem aparece no filme-documentário Burning Times e gostaria de ver uma foto. Grata, parabens pelo site. Ana