segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Bárbaros

A expressão surgiu entre os gregos antigos, que chamavam de bárbaro qualquer estrangeiro




Os primeiros a serem "presenteados" com o termo foram os persas, por volta do século 5 a.C. Para os gregos, os idiomas guturais (com a maioria dos sons produzidos na garganta) dos persas tinham sons parecidos com "bar-bar-bar" – daí a origem da palavra. Mas a expressão ficou famosa mesmo por volta do século 1 a.C., quando os romanos passaram a chamar de bárbaros todos os povos nômades ou seminômades do norte da Europa que viviam além das fronteiras imperiais (os principais grupos você conhece no mapa ao lado). Nos relatos dos inimigos romanos – poucos grupos bárbaros sabiam escrever –, os bárbaros entraram para a história como sujos, sanguinários, primitivos e incontroláveis. Mas o fato é que eles eram relativamente civilizados, morando em pequenas aldeias, cultivando cereais e criando gado. Esses povos viveram numa boa com os romanos até o século 4, quando uma horda de hunos vindos do leste invadiu a Europa, pressionando os outros povos a entrar pelas fronteiras do Império Romano.

A sucessão de invasões tem seu ápice no ano 476, quando o último imperador é deposto e um chefe bárbaro assume o título de rei de Roma. Por meio do contato com os romanos, muitos povos bárbaros absorveram sua cultura e seu idioma, o latim. Como cada uma dessas tribos falava latim de maneira diferente, surgiram ao longo do tempo várias línguas diferentes, ainda que aparentadas, como o espanhol, o francês e o nosso português. A formação de reinos e a divisão política da Europa que a gente conhece hoje também começou a nascer na época das invasões bárbaras.

Eles roeram a roupa do rei de Roma
Povos do leste invadiram a Europa e detonaram o Império Romano no século 5




HUNOS

Quem eram - Vindos da Ásia no século 4, os hunos eram guerreiros temidos que viviam em carroças ou tendas provisórias.
Auge - Com ataques de cavalaria avassaladores, eles criaram um vasto império no século 5. O líder Átila invadiu duas vezes o Império Romano do Oriente, devastou os Bálcãs, avançou pelo sul até a Grécia e pilhou a Itália.
Que fim levaram - Com a morte de Átila, em 453, seus filhos dividiram o império e foram vencidos por uma força combinada de ostrogodos e outros povos em 455.

ANGLO-SAXÕES

Quem eram - Povo descendente de três grupos que migraram da Alemanha e da Dinamarca para a Inglaterra no século 5: os anglos, os saxões e os jutos.
Auge - Nos séculos 5 e 6, os anglo-saxões expulsaram os bretões da Grã-Bretanha e ficaram na ilha.
Que fim levaram - Os anglo-saxões foram dominados pelos normandos, que invadiram a ilha no século 11. Mas o futuro nome do país que ocuparam, Inglaterra (England), seria derivado da antiga expressão Engla-lond, ou "Terra dos Anglos".

ALAMANOS

Quem eram - Não eram um único povo, mas um aglomerado de tribos sem governo central que costumavam lutar unidas em batalhas militares. O idioma desse povo influenciou a formação da língua alemã moderna.
Auge - A partir do ano 213, os alamanos atacaram províncias do Império Romano na parte ocidental da Europa. No final do século 5, eles invadiram parte da França e da Suíça.
Que fim levaram - Em 496, os alemani são derrotados pelos francos e incorporados ao seu domínio.

GAULESES

Quem eram - Habitantes originais das atuais Bélgica e Holanda desde o século 5 a.C., os gauleses vão para o sul da Europa e chegam à Gália, área que engloba o norte da França, Bélgica e oeste da Alemanha.
Auge - Em 390 a.C., os gauleses tomaram Roma. Em resposta, os romanos conquistaram a Gália, numa ocupação completada no ano 50 a.C..
Que fim levaram - Colonizados pelos romanos no século 1 a.C., as colônias gaulesas sobrevivem até o século 4, quando a região é invadida por bárbaros como os francos.

FRANCOS

Quem eram - Os primeiros registros desse povo são do século 3, quando ele dominava áreas das atuais Bélgica e Holanda.
Auge - Tentaram invadir a Gália nos séculos 3 e 4, mas os romanos venceram a parada. Aproveitando uma invasão dos hunos na região, eles finalmente dominaram a área no século 5.
Que fim levaram - Os francos controlaram a Europa Central até o século 8, quando o poder de seu império foi dividido em vários reinos que originariam nações como a França.

GODOS

Quem eram - Esse povo escandinavo se dividia em ostrogodos e visigodos, que falavam dois dialetos do idioma gótico, precursor distante do alemão.
Auge - Os ostrogodos criaram um império ao norte do mar Negro no século 3. Os visigodos capturaram Roma no ano 410.
Que fim levaram - Os ostrogodos se meteram em tretas com os hunos e com o Império Bizantino, deixando de ser um grupo coeso no século 5. Os visigodos foram destruídos pelos muçulmanos que invadiram a Europa no século 8.

VÂNDALOS

Quem eram - Esse povo originário da Europa Central fugiu para o oeste do continente para se safar dos hunos no século 5. Em 429, os vândalos se mandaram para o Norte da África e criaram um reino na Tunísia e na Argélia
Auge - Suas frotas de piratas controlaram a maior parte do oeste do mar Mediterrâneo. Em 455, os vândalos fizeram uma breve tomada de Roma, afanando um monte de obras de arte
Que fim levaram - Em 533, os bizantinos invadiram o Norte da África e destruíram o reino vândalo.

.:: Revista Mundo Estranho

2 comentários:

CherryPie.96 disse...

obrigada foi muito bom para minha pesquisa de escola tinha que pesquisar sobre os barbaros de imperio romano e esse foi o unico lugar que eu achei voce ta de parabens

ana lagoa disse...

E os celtas?10774