segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Capadócia















A Capadócia foi uma província romana, uma grande região interior na parte oriental da Ásia Menor, com um clima predominantemente frio e com poucas florestas. Ocupa um planalto com altitude média de 900 m. Embora os seus limites tenham variado ao longo da história, eram basicamente o Ponto a Norte, a Galácia e a Licónia a Oeste, a Cilícia e os Montes Tauro a Sul, e a Arménia e o alto Rio Eufrates, a Leste. Havia muita criação de ovelhas, e também eram abundantes o gado bovino e bons cavalos. O trigo era o principal cereal cultivado.

O Imperador Tibério pôs fim aos reinos tributários do Ponto e da Capadócia, em 17 d.C., e a Capadócia torna-se uma província romana, sob a administração de um procurador. Vespasiano ampliou a província em 70 d.C., combinando-a com a Arménia, formando assim uma importante província fronteiriça no Leste. A região da Capadócia tinha importância estratégica por causa das estradas que atravessavam a região, uma das quais ia de Tarso, junto ao Mar Mediterrâneo, através do desfiladeiro conhecido como Portas Cilicianas, na Cordilheira do Tauro, seguindo pela Capadócia até à província do Ponto e aos portos do Mar Negro.

Segundo a Bíblia, os judeus da Capadócia estavam presentes em Jerusalém, na Festividade dos Pentecostes de 33 d.C.. (Atos 2:9). A comunidade cristã da Capadócia estava entre aqueles a quem o apóstolo Pedro se dirigiu na sua 1.ª epístola. (I Pedro 1:1)

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: