segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Macedônia















Macedônia é uma região do sudeste da Europa, que ocupa a parte central do que agora se conhece como a Península Balcânica. Foi, em tempos, uma província romana que se estendia desde o Mar Adriático, no Oeste, até o Mar Egeu, no Leste, e ficava ao Norte da Acaia. Embora tenha numerosas planícies férteis, é principalmente uma região montanhosa. Antigamente, a Macedónia servia de elo vital entre o Leste e o Oeste. A Via Egnatia, construída pelos romanos, ia desde Dirráquio e Apolónia, na costa Oeste da Península até Neápolis, na costa Leste, e mais além.

História

Macedônia continuou a ser governada pela dinastia Antigónidas, até ser anexada ao Império Romano. Em meados do século II a.C., a Macedónia tornou-se província romana. Por algum tempo durante o século I d.C., ficou unida com a Acaia, ao Sul, e a Mésia, ao Norte, para formar uma província imperial sob o legado da Mésia. Todavia, em 44 d.C., a Macedônia tornou-se novamente uma província senatorial sob a jurisdição de um governador romano.

O cristianismo na província

A Macedônia foi a primeira região da Europa a ser visitada pelo apóstolo Paulo na sua segunda viagem missionária. Enquanto Paulo estava em Trôade, no NO da Ásia Menor, teria tido uma visão que o mandava à Macedónia (Atos 16:8, 9). Paulo, junto com Lucas, Timóteo e Silas, partiu para a Macedónia. Depois de chegar a Neápolis, o porto de Filipos, a NE da Macedónia, Paulo dirigiu-se a cidade de Filipos (Atos 16:11-40). Parece que Lucas permaneceu em Filipos quando Paulo, Silas e Timóteo percorreram as cidades macedônias de Anfípolis (uns 50 km ao OSO de Filipos) e Apolónia (uns 50 km ao SO de Anfípolis). A seguir, Paulo visitou respectivamente as cidades macedónias de Tessalônica (uns 60 km ao ONO de Apolônia) e Beréia (uns 80 km ao OSO de Tessalônica). (Atos 17:1-12) O bom relatório que Timóteo trouxe, ao retornar, induziu Paulo a escrever a sua primeira carta aos tessalonicenses (I Tessalonicenses 3:6; Atos 18:5). A sua segunda carta aos tessalonicenses seguiu-se pouco depois.

No decurso da sua terceira viagem missionária, Paulo fez planos para regressar à Macedônia (I Coríntios 16:5-8; II Coríntios 1:15, 16). Embora a comunidade cristã macedónia fosse pobre, era muito generosa. Os filipenses destacavam-se em especial no seu apoio dado ao ministério apostólico de Paulo (II Coríntios 11:8, 9; Filipenses 4:15-17). Mesmo durante o primeiro encarceramento de Paulo em Roma, os cristãos de Filipos enviaram Eprafrodito para ministrar pessoalmente o apóstolo de Paulo. Os tessalonicenses mostraram grande fé e perseverança, e, portanto, tornaram-se um exemplo para "todos os crentes na Macedónia e na Acaia" (I Tessalonicenses 1:1-8; 4:9, 10). Parece que depois de ser solto da prisão em Roma, Paulo visitou novamente a Macedónia e teria escrito dali a epístola conhecida como a I Timóteo. A epístola a Tito talvez tenha sido escrita na Macedónia.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► O Comércio no Império Romano

Nenhum comentário: