sábado, 28 de novembro de 2009

Antiga estrada do Império Romano descoberta da Holanda

Soldados podem ter usado a estrada para ecuar rumo a leste, durante um levante holandês entre os anos 69 e 70. O trecho desenterrado ia de Utrecht a Vechten.

Arqueólogos holandeses encontraram o que acreditam ser partes de uma estrada militar por onde legionários romanos realizavam patrulhas, no século primeiro, protegendo o limite norte do império das tribos germânicas hostis.

Estacas de madeira eram usadas para proteger as laterais da estrada contra a erosão, e especialistas esperam utilizar técnicas de contagem dos anéis dos troncos para determinar a data em que as árvores foram cortadas, disse o arqueólogo Wilfried Hessing, que lidera a escavação em Houten, 50 km ao sul de Amsterdã.

Soldados romanos podem ter usado a estrada para recuar rumo a leste, durante um levante holandês entre os anos 69 e 70. Acredita-se que o trecho revelado em Houten tenha ligado dois fortes - Trajectum, que deu nome à moderna Utrecht, e Fectio, a atual Vechten.

A estrada foi descoberta pela empresa ferroviária Prorail, durante os trabalhos de instalação de novos trilhos na região.

Escavações de outras estradas romanas estão em andamento pela Europa, e a ONU estuda declará-las patrimônio da humanidade. Embora a disposição dessas estradas conste de cópias medievais de mapas antigos, apenas alguns segmentos haviam sido encontrados anteriormente na Holanda.

:: Estadão.com

Nenhum comentário: