domingo, 15 de novembro de 2009

Dalmácia

A Dalmácia (croata Dalmacija, latina Dalmatia) é uma região da Croácia na costa leste do Mar Adriático, estendendo-se entre a ilha de Pag a noroeste e a Baía de Kotor a sudeste. A Dalmácia interior (Dalmatinska Zagora) ocupa uma faixa até cerca de 50 km do mar, sendo muito estreita na região mais a sul.



A Dalmácia está dividida em quatro subregiões, cujas capitais são Zadar, Šibenik, Split e Dubrovnik. Entre outras cidades na Dalmácia contam-se Kaštela, Sinj, Solin, Omiš, Knin, Metković, Makarska, Trogir, Ploče, Trilj e Imotski.

As maiores ilhas dálmatas são Dugi Otok, Ugljan, Pašman, Brač, Hvar, Korčula, Vis, Lastovo e Mljet.

Devido a correntes marítimas e ao modo como os ventos sopram no Adriático, a água do mar é mais limpa e quente na Dalmácia que no lado italiano. A costa inclui um largo número de reentrâncias e ilhas, estreitos, baías e praias, tornando-se atrativa para desportos náuticos e turismo.

Ocupação romana

O Império Romano iniciou a ocupação da Ilíria no ano de 168 a.C., formando a província Iliricum. Em 156 a.C. os Dalmácios foram atacados pela primeira vez por um exército romano e forçados a pagar tributo. Em 10 d.C., durante o reinado de César Augusto, Illyricum foi dividida, criando-se a Panónia no norte e a Dalmácia no sul, após a última das muitas formidáveis revoltas serem dominadas por Tibério no ano anterior. Após esta determinação, Roma conseguiu a total submissão do povo e aceitação da civilização latina, que se iria propagar por toda a Ilíria.

Culinária

Nas regiões banhadas pelo mar Adriático, os mariscos, os camarões, as amêijoas, além de queijos e presuntos defumados dominam o cardápio. Entre as especialidades estão o peixe grelhado, a sopa e salada de frutos do mar, o presunto defumado em vinho branco e o peixe guisado com arroz.

No interior é comum o consumo de galinha ou patos servidos com salsichas defumadas, pernas de porco, além das costeletas preparadas ao ar livre, acompanhadas de batatas assadas.

Outra iguaria do país é a sopa fresca de milho com feijão é o Strukle (rolos de queijo cottage). Vale a pena experimentar e fazer em casa o Sarma, repolhos recheados com carne moída, bacon e presunto. Entre as sobremesas mais populares está o Palacinke (crepe) e a Maçã com Strudel de Queijo.

Curiosidade

A Dalmácia é o local de origem do cão Dálmata, espalhado pelo mundo pelos romanos inicialmente como cão de guerra e mais tarde cão caseiro de companhia e proteção.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: