segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cirenaica

A Cirenaica foi uma antiga província romana. Situa-se na costa norte da África, entre o Egito e a Numídia. Corresponde à parte oriental da actual Líbia.

Seu nome primitivo foi Líbia Pentapolitana ou Pentápolis Líbica, porque teve cinco cidades principais: Cirene, Apolônia, Ptolemaida, Tauquira e Hespérides.

A Cirenaica foi conquistada por Alexandre III da Macedónia. Passaria depois para os Ptolomeus e mais tarde para Roma. Foi separada do reino do Egipto por Ptolomeu VIII e herdada pelo seu filho, Ptolomeu Apion que, ao morrer sem descendência em 96 a.C. a concedia à República Romana.

Embora seja confuso determinar o território exacto que Roma tenha herdado, por volta de 96 a.C. Cirene estava sob domínio político romano. Em 74 a.C., Cirenaica foi organizada como província. Em 67 a.C., Cirenaica e a ilha de Creta foram unidas para constituir uma única província, até à reforma administrativa em 300 d.C. por Diocleciano.

Cirene era a antiga capital inicial de Cirenaica, no norte da África, quase defronte da ilha de Creta. Estava situada a uns dezesseis quilômetros do litoral, num planalto de 550 m acima do mar Mediterrâneo. Pelo que parece, Cirene foi inicialmente povoada pelos gregos no século VII a.C., e passou a ser considerada uma das suas maiores colónias. A antiga Cirene é hoje um montão de escombros desabitados perto da moderna Shahhat, na Líbia.

A Legio III Cyrenaica foi mobilizada naquela província em 32 d.C..

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: