sábado, 28 de novembro de 2009

Descobertas raras ruínas romanas na Grécia

Arqueólogos gregos descobriram uma tumba romana repleta de artefatos de vidro, cobre e ouro e um anfiteatro na ilha de Cephalonia, que, afirmaram, deve ter sido um ponto importante de passagem entre a Grécia e a Itália na antiguidade.

O complexo foi encontrado na ilha grega de Cephalonia


"É a primeira vez que um monumento desse tipo é descoberto, não apenas em Cephalonia mas em todas as ilhas do Mar Jônico", disse o Ministério da Cultura em comunicado divulgado na quarta-feira. A tumba, que inclui mais de um túmulo, mede 8 m por 6 m e continha jarras de vidro, potes de cerâmica, jóias de ouro, objetos de cobre e moedas.

"É um detalhe comovente o fato de que a porta (de pedra) ainda abre e fecha até hoje, como na antiguidade", disse o Ministério. A descoberta veio à tona durante escavações para a construção na cidade de Fiscardo, e o teatro, que se estende debaixo da terra mais além do terreno escavado, parece estar em ótima condição, disse o Ministério.

"Pelo que mostram as descobertas feitas até agora, Fiscardo parece ter sido uma estação naval importante na rota entre Grécia e Itália, na antiguidade," disse o comunicado. No passado, arqueólogos encontraram perto do local um grupo de moradias urbanas romanas - um espaço descoberto pavimentado cercado por casas, uma casa de banhos e um cemitério. Os romanos conquistaram a Grécia no século I a.C.

:: Terra

Nenhum comentário: