sábado, 28 de novembro de 2009

Descoberto trono da época do império romano

Os restos de um trono precioso confeccionado em madeira e marfim, que data da época romana, foram encontrados por uma equipe de arqueólogos em Roma, na Itália.

Peças de madeira e marfim, que fazem parte de um antigo trono romano, foram apresentadas em Roma


As peças que compõem este trono foram encontradas no final de outubro de 2007, na cidade de Herculano, sul do país - uma das que foram sepultadas pelo Vesúvio, na Vila dos Papyri, uma suntosa mansão soterrada no ano 79 durante a erupção do vulcão. As escavações para desbloquear a vila começaram em 1750.

Há algumas semanas, uma equipe de arqueólogos descobriu várias partes de um trono em madeira escura e em marfim esculpido, especialmente os pés que o sustentavam a uma altura de 45 cm. "É uma descoberta excepcional", destacou depois de uma entrevista coletiva, Pietro Giovanni Guzzo, supervisor das escavações no sítio de Pompéia.

Guzzo lembrou que este é o primeiro trono original da época romana conservado até os dias de hoje. Até essa descoberta, os pesquisadores possuíam somente reproduções figurativas, como a de um trono em que Afrodite se senta, em uma famosa pintura exposta na Vila de Farnesina em Roma.

Segundo Guzzo, esta descoberta permite "aumentar nosso conhecimento das antigas cidades do Vesúvio". Mais de 1,8 rolos de pergaminhos, miraculosamente preservados com textos sobre filosofia grega, foram descobertos na Vila dos Papyri, que pertencia a Pison, o sogro de Julio César.

:: Terra

Nenhum comentário: