domingo, 15 de novembro de 2009

Germânia Superior

A Germânia Superior era uma província do Império Romano localizada à margem do Reno, a montante da Germânia Inferior (de onde o termo "superior"). Sua capital era Moguntiacum (hoje Mogúncia; Mainz em alemão) e outras cidades importantes eram Besontio (hoje Besançon), Argentorate (hoje Estrasburgo) e Aquae Mattiacae (hoje Wiesbaden).



A geografia romana chamava de “Germânia” uma área de limites não muito bem definidos, mas que compreendia as terras desde a margem ocidental do Reno até um limite vago nas estepes da Rússia e da Ucrânia e que incluiria, segundo alguns, partes da Escandinávia.

Ao longo da história, Roma envolveu-se em várias campanhas militares contra tribos bárbaras oriundas da Germânia, ora na defensiva, ora na ofensiva. Por volta de 4 a 6 d.C., os romanos haviam estabelecido dois distritos militares de fronteira na margem esquerda do Reno, governados por legados e sediados, um em Colonia Agrippinensis (hoje Colônia, na Alemanha), outro em Moguntiacum (hoje Mogúncia, na Alemanha). Em 85 d.C., Roma transformou os distritos militares em duas províncias, a Germânia Inferior com capital em Colonia Agrippinensis e a Germânia Superior com sede em Moguntiacum.

A Germânia Superior ocupava territórios hoje pertencentes à Suíça, à França e à Alemanha. Fazia fronteira com as províncias romanas da Germânia Inferior, ao norte; Gália Belga e Gália Lugdunense, a oeste; Gália Narbonense, a sudoeste; e Récia, a sudeste. A leste da província estendia-se a Germânia livre.

A reforma de Diocleciano dividiu a província em Germania Prima, no norte, e Maxima Sequanorum, no sul.

No século V, as invasões dos burgúndios e dos alamanos puseram fim ao controle romano da área.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► A »Cortina de Ferro« da Antiguidade

► O Comércio no Império Romano

► A conversão religiosa dos germanos

Nenhum comentário: